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24 / 09 / 2008 - Dicas para elaboração de um bom currículo

Dicas para elaboração de um bom currículo

Dicas para elaboração de um bom currículo


Enumeramos algumas dicas para que você obtenha sucesso na busca de uma nova colocação.

O currículo não pode ser muito extenso e deve ter, no máximo, duas páginas. O ideal é conseguir condensar as informações em uma página, de maneira  clara e objetiva.

São indispensáveis:

· Dados Pessoais :

No alto da página escreva seu nome (com destaque), endereço, todos os meios pelos quais o selecionador possa entrar em contato com você (telefones residencias e de recado, celular e e-mail).

· Objetivo :

Descreva em poucas linhas, qual seu objetivo ou cargo pretendido na empresa.

· Resumo de Qualificações :

Enumere os projetos que realizou ou dos quais participou, explorando resultados positivos em empregos anteriores. Tente fornecer informações práticas, que possam ser verificadas. Em hipótese alguma coloque dados que não sejam verdadeiros, pois esse campo do currículo deve ser um atrativo para que o selecionador o chame para a entrevista.

· Histórico Profissional :

Use a ordem cronológica inversa. A partir da última ocupação, enumere no máximo seus três últimos empregos, fornecendo o nome da empresa, cargo, período e principais atividades respectivamente.

· Formação Acadêmica :

Aqui também vale a ordem cronológica inversa. Indique os cursos de pós-graduação, seja mestrado ou algum curso lato sensu, a universidade e o ano de conclusão. Coloque, também, os cursos de extensão que você considera pertinente à vaga, o curso de graduação que fez e o ano de conclusão.

· Informações complementares :

Nesse campo você deve colocar seus conhecimentos de informática e idiomas.

Um ponto que vem sendo muito valorizado pelos recrutadores é o trabalho voluntário. Caso você já tenha participado das atividades em OSCs (Organizações da Sociedade Civil, também conhecidas como ONGs - Organizações Não-Governamentais), não deixe de incluir em seu currículo. A atuação em Empresas Juniores, e Centros Acadêmicos, organizando palestras e eventos, ou em associações comunitárias, também são levadas em conta.